POSTAGENS RECENTES

domingo, 28 de julho de 2013

28 JULHO - DIA DO AGRICULTOR










Começar a plantar foi um marco na civilização humana. As relações mudaram depois que o homem passou a cultivar a terra. Por muito tempo a maioria da população morava no campo. Foi na Revolução Industrial que os trabalhadores migraram para as cidades e estas passaram a ter mais pessoas que as áreas rurais.

Na década de 1960 o dia 28 de julho passou a ser comemorado como o Dia do Agricultor, através do decreto número 48.630, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, reforçando a importância da profissão no país.
Ele já foi chamado pelos mais variados termos: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor, agricultor familiar.
A evolução social e as transformações sofridas por esta categoria são conseqüências de uma nova situação deste trabalhador fundamental para o desenvolvimento do País.

Existem dois projetos para o campo com focos diferentes no Brasil. O primeiro prevê a expansão da produção agropecuária e o segundo, enfatiza aspectos ambientais e sociais do processo de desenvolvimento, com que se denomina sustentabilidade do desenvolvimento rural, equilibrando condições sociais, econômicas e ambientais.



 photo 28julho_dia_do_agricultor_byHS.gif





O Homem da Terra
Luiz Gonzaga


Aonde está o homem
O homem da terra
Que trabalha o chão?
É ele o herói sem nome
Que cultiva a terra
Que nos dá o pão

Olhando para o tempo
Tá pedindo chuva
Ou desejando sol
Rezando pra na dá geada
Que castiga tanto a sua plantação

No grito do aboio
No ronco do trator
No canto da colheita
Em tudo o seu amor

Trabalhando a terra, ele está feliz
Ele é a força desse país









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails