POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 26 de julho de 2013

26 JULHO - DIA DOS AVÓS





 photo DIA_DOS_AVOS_26deJULHO.gif



No Brasil o dia 26 de julho foi escolhido para ser o Dia dos Avós.
Esta data foi escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. E homenagear essas pessoas tão especiais que nos acompanham, que cuidam da gente e dos nossos filhos com muito carinho, sabedoria e experiência e que são indispensáveis à nossa vida.


 photo SELO_26JULHO_DIA_AVOS_.gif



E os avós hoje em dia não correspondem mais àquela figura de velhinhos sentados na cadeira de balanço esperando a vida passar. Hoje, esses jovens da terceira idade viajam, estudam, trabalham ativamente, estão conectados à internet, participam da sociedade e, muitas vezes, são o suporte afetivo e financeiro para muitas famílias.
Embora o perfil dos avós tenha se modernizado com o passar do tempo, eles continuam ocupando papel essencial na criação e na formação dos netos. Os vovôs e as vovós são grandes companhias do dia a dia, afinal, eles transmitem suas experiências de vida através dos conselhos e cativam com muitos dengos e mimos.

A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO DIA DOS AVÓS

 photo SantaAna_SaoJoaquim.gif

O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, sendo que inicialmente era comemorada no dia 20 de março, devido a uma associação com São José. Depois de um tempo, a data foi transferida para 16 de agosto, em virtude da celebração da Assunção de Nossa Senhora. Por fim, o Papa Paulo VI determinou que a data para celebrar os pais de Maria seria 26 de julho.
Conta à história que, no século I a.C, Ana e Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre pediam em orações uma criança para tornar a família completa. Embora o casal já tivesse idade avançada, Ana engravidou e foi avisada por um anjo que daria a luz a uma menina abençoada chamada Maria. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos, mas sua filha cresceu louvando a Deus e se preparando para se tornar a mãe de Jesus Cristo.
Devido à história narrada durante séculos, Santa Ana e São Joaquim se tornaram padroeiros dos avós. No dia 26 de julho, é comum muitas pessoas orarem e pedirem para que os pais de Maria intercedam pelos vovôs e pelas vovós, principalmente aqueles que estão doentes ou abandonados.



 photo ORACAOPELOSAVOS_byHS.gif


Feliz Dia dos Avós!



2 comentários:

  1. jako lijepo !
    Moja supruga i ja ponosni smo baka i djed !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hvala, Mario!!!
      Čestitke tebi i Nadia!!!
      Sretan dan djedovi!!!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails