POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

21 OUTUBRO 2012 - INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO



Photobucket


O horário de verão 2012/2013 inicia à zero hora deste domingo 21 e termina à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2013, totalizando 119 dias de duração, em sua 42ª edição, sendo a mais curta desde 2006.

E como o país tem uma extensa área de região tropical próxima à linha do equador, apenas alguns estados utilizam o horário de verão. A medida abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde os relógios serão adiantados em uma hora.
A novidade neste ano é a inclusão do estado do Tocantins ao horário de verão e a exclusão da Bahia.

A medida vigora em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal.

As regiões Norte e Nordeste ficam fora, uma vez que os benefícios são praticamente nulos, pelo fato de a proximidade com a Linha do Equador fazer com que a duração dos dias naqueles locais não apresente alterações significativas ao longo do ano.


Photobucket


Curiosidades

O que é o Horário de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário normal.
Segundo o artigo primeiro do decreto 6.558 fica instituído o horário de verão de todos os anos, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.

E no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte.

Qual a vantagem do Horário de Verão?

Redução do consumo de luz artificial, consequentemente do consumo de energia elétrica, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, lucramos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

O brasileiro está, aos poucos, se conscientizando de que a medida, que para alguns pode trazer algum desconforto no que tange à adaptação ao novo horário, é uma solução inteligente para o país. Afinal, a experiência comprova que, além dos benefícios para a economia e para o sistema elétrico como um todo, há ainda a questão da socialização das pessoas e da promoção da prática de atividades ao ar livre, que se configuram também em ganhos à sociedade.


O horário de verão mesmo não acontecendo em todo o Brasil ele influencia muito em todos os lugares do país.

Atenção às alterações dos horários dos meios de transporte

Com a novidade neste ano com a inclusão do estado do Tocantins ao horário de verão e a exclusão da Bahia, a Anac orienta aos passageiros, em especial aqueles com voos programados com origem ou destino no estado de Tocantins e Bahia, para entrar em contato com a empresa aérea antes de se dirigir ao aeroporto, para confirmar os horários de decolagem e evitar transtornos.

As companhias deverão orientar os passageiros quanto a eventuais alterações nos horários programados. Em caso de dúvidas sobre os horários de voos, os passageiros devem procurar as empresas aéreas.

Procure sempre orientação ao comprar suas passagens, seja por meio aéreo ou terrestre!


Atenção aos horários na programação das emissoras de TV.

Acompanhe a alteração da grade dos seus programas favoritos!




Photobucket



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails