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terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PÃO







16 OUTUBRO - DIA DO PÃO


A International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB) instituiu, há 12 anos, o World Bread Day, no dia 16 de outubro.




No Brasil o Dia Mundial do Pão é uma ação nacional, que une empresários e consumidores em prol do meio ambiente, aproveitando para aproximar a sociedade em geral com o setor de panificação. Busca contribuir para a conscientização da sociedade sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável. A ação conta com o apoio do Sebrae, do Senai e do Sesi.

A história do pão é algo muito interessante, pois ele é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Faz parte de nosso desenvolvimento e evolução também. Segundo alguns cientistas, a história do pão está ligada aos homens 300.000 a.C.
Contudo, o que é comprovado historicamente e se tem registro é que a criação do pão é mérito dos egípcios que observaram a fermentação de uma massa de trigo em aproximadamente 4.000 a. C.

E o pão foi se tornando cada vez mais, um verdadeiro sucesso. Por volta do século III a. C, os gregos começaram a desenvolver receitas de pão com sementes e variados ingredientes. Porém, a cultura era diferenciada, afinal, a história do pão nos diz que os gregos ofereciam pão aos deuses e aos mortos.
Com a tomada da Grécia pelos romanos, o pão foi se espalhando pela Itália e ganhando a Europa.

No Brasil, a história do pão é um pouco mais curta, assim como a história do país. Ele foi trazido para terras brasileiras durante o século XIX no navio de dona Maria I e Dom João VI. E a história do pão é ainda mais interessante do que imaginamos, pois a necessidade de consumir pão era tamanha, que os reis levavam consigo a farinha, a receita e os padeiros. Com mais gordura e açúcar, o pão ficou conhecido como pão francês.
E sabe porque o corte de pestana em pães francês? Porque na Europa, tinha-se o costume de fazer uma cruz na massa do pão e rezar para ele crescer ainda mais.

Com a evolução das receitas, porém, a cada dia surge um tipo diferente do pão e na prateleira do supermercado estão dezenas de opções light, integral, com grãos, com iogurte… Então procure saber qual é o pão ideal para você. Isto é, saber o que seu organismo precisa e adequar o pão ao seu tipo de dieta.





O Pão Light é um dos mais procurados atualmente, talvez pela associação da nomenclatura com o emagrecimento. É importante observar, porém, que para ser considerado “light” a exigência é que o produto tenha redução de 25% em pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, não especificamente em calorias. Não quer dizer que você vai necessariamente emagrecer se trocar o pão tradicional pelo pão light, mas você pode ajudar a controlar sua pressão escolhendo um pão com 25% menos sódio, ou seu colesterol com 25% a menos gordura. Hoje nos noticiários o assunto sobre o controle do sódio em alguns alimentos pela ANVISA, foi destaque.

O Pão Integral, por sua vez, é aquele produzido com a farinha integral, na qual os grãos de trigo são triturados inteiros, diferente da refinada, que exclui a casca e o gérmen. Esses dois componentes oferecem vitaminas do complexo B, sais minerais, fibras, proteínas e gordura e, por isso, o pão integral nos deixa satisfeito por mais tempo, o que pode favorecer o emagrecimento. Também é importante ressaltar que a quantidade de fibras no pão integral é superior, o que facilita a digestão e o funcionamento do intestino, mas que este tipo de pão, por ser mais completo, não é necessariamente menos calórico.

Por fim, temos o Pão com Grãos. O que mais chama a atenção na embalagem é o número, que vai desde sete até 15, mas o que é importante destacar é que não importa o número, mas a qualidade e as características de cada grão. A linhaça, por exemplo, auxilia no sistema digestivo, deixa a pele mais bonita, tem componentes antioxidantes e anticancerígenos, é um poderoso desintoxicante e tem ômega 3, que limpa as artérias. A aveia, por sua vez, reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial e melhora a concentração, enquanto a quinua ajuda a recuperar e manter os músculos e acelerar o metabolismo.

O comum a todos os pães é o carboidrato, que gera a energia suficiente para o dia-a-dia. Portanto, para escolher qual pão vai te ajudar a manter o pique, leia sempre o rótulo e mantenha seus exames em dia. Assim, você vai entender melhor como funciona o seu organismo e quais são as principais necessidades dele, usando a alimentação como aliada para sua saúde. 

Escolha o seu e bom apetite!











Um comentário:

  1. Aqui comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. Um ótimo dia para a minha filha nascer, ela que adora comer!
    Ontem foi o seu 24º aniversário...
    Beijinhos

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