POSTAGENS RECENTES

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

22 DEZEMBRO 2011 - INÍCIO DO VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL



Photobucket

Verão começa na madrugada
desta quinta-feira
e será influenciado pelo La Niña.


Fenômeno é responsável por dias mais fechados e chuvosos ao invés das famosas pancadas de fim de tarde.

O verão começa nesta quinta-feira às 3h30 (horário de Brasília) e será influenciado pelo fenômeno La Niña. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, isso significa que as eventuais ondas de frio observadas na primavera também aparecerão no verão.

Além disso, todo o verão é caracterizado por chuva forte no Brasil, porém em anos de La Niña observam-se dias mais fechados e chuvosos ao invés das famosas pancadas de fim de tarde. Por isso mesmo, verões de La Niña causam certa frustração ao turista que vai às praias do Sul e Sudeste.

As chuvas mais frequentes concentram-se sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Portanto, o excesso de chuva observado em Minas Gerais nos últimos dias prosseguirá ao longo dos próximos meses. Por outro lado, nas Regiões Sul e Nordeste, a chuva será bem mais irregular, com risco de alguns períodos prolongados com tempo mais seco.

Por que começa às 3h30?

Esse horário tem mais a ver com a astronomia do que com a meteorologia e marca um dos dois momentos do ano em que a Terra está mais próxima do Sol em sua órbita e o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de radiação solar, chamado de solstício de verão.



Photobucket


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails