POSTAGENS RECENTES

terça-feira, 22 de novembro de 2011

22 NOVEMBRO - DIA DO MÚSICO




O músico pode ou não ter a formação acadêmica. Muitas universidades oferecem cursos superiores regulares com habilitações diversas para a carreira profissional do músico.
Trata-se por músico ou musicista qualquer pessoa que tenha suas atividades ligadas diretamente à música, exercendo alguma função como: instrumentista, cantor, regente, compositor, diretor de orquestra ou conjuntos populares, copista ou arranjador de todos os gêneros e especialidades. Inclui também a criação de arranjos e composições.

Quanto a sua formação, o músico pode ou não ter a formação acadêmica. Muitas universidades oferecem cursos superiores regulares com habilitações diversas para a carreira profissional do músico. Para a formação técnica artístico-musical, cursos em escolas de música e conservatórios são muito procurados também. Quando o músico não tem formação alguma, costuma-se dizer que é um músico popular ou, ainda, que possua a vivência musical.




Entendemos, então, que nem todo músico é instrumentista. O músico poderá tocar instrumentos classificados de acordo com a forma de produção sonora. De acordo com o sistema Hornbostel-Sachs, são eles: Idiofones (instrumentos de percussão), Membranofones (tambores), Cordofones (instrumentos de cordas), Aerofones (instrumentos de sopro), Eletrofones (som produzido por meios eletrônicos, como um teremim ou sintetizadores).

A atual lei, com base na qual foi criada a Ordem dos Músicos do Brasil, dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão do músico e declara que somente os portadores de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música ou estabelecimentos equiparados ou reconhecidos poderão lecionar as matérias das escolas de Ensino Superior, seja em domicílio ou em estabelecimentos de ensino regularmente organizados para a disciplina de sua especialidade.



Leia mais sobre o Dia do Músico





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails