POSTAGENS RECENTES

sábado, 5 de novembro de 2011

05 NOVEMBRO - DIA DA CIÊNCIA E CULTURA



Hoje (05 de novembro) inspirando-se no nascimento do abolicionista Rui Barbosa, o Brasil comemora o Dia da Ciência e Cultura. A data foi institucionalizada em 15 de maio de 1970 com a Lei nº 5.579 e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.

Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Refere-se ainda à investigação, estudo e descoberta de novos conhecimentos.

Cultura é o conjunto de costumes, tradições, conhecimentos, instituições e valores partilhados por determinado grupo social que seguem um padrão. São as manifestações intelectuais, sociais e artísticas que caracterizam determinada sociedade.

Escolas, Faculdades, Instituições e Centros de Cultura em todo o mundo percebem que para se construir uma cultura consolidada e um saber científico valorizado é necessário se investir em educação. A educação deve se pautar em práticas que envolvam ciência e cultura desde os anos inciais.

Rui Barbosa (Salvador/BA, 1849 – Petrópolis/RJ, 1923)

Um dos mais importantes personagens da história do Brasil, deixou exemplos brilhantes no Jornalismo, na diplomacia, na política e no Direito.

Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e independência política. Participou de todas as grandes questões de sua época, dentre as quais o abolicionismo, a defesa da Federação e a fundação da República. Orador imbatível e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis.

A casa onde viveu a partir de 1895, no Rio de Janeiro, foi comprada pelo governo brasileiro um ano após sua morte, juntamente com a biblioteca, os arquivos e a propriedade intelectual de suas obras. Em 1930, foi aberta ao público como museu e hoje sedia a Fundação Casa de Rui Barbosa, responsável pela preservação e difusão deste acervo.

O busto de Rui Barbosa que está na entrada da Fundação foi esculpido pelo português Rodolfo Pinto do Couto.

2 comentários:

  1. Oi, Minha Linda!
    Ciência, Cultura e Arte...Três formas superiores do homem se superar a si próprio.
    E sem grandeza de espírito todo o feito é pouco ou nada. bela efeméride obrigado por partilhar tudo isto, algo do qual eu não sabia.
    Miminhos e sorrisos pra vc...

    Véu de Maya

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meu querido!
    Beijos muitos de sua apaixonada...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails