POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

16 OUTUBRO 2011 - INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO



Photobucket


Horário de Verão começa neste final de semana


O horário de verão 2011/2012 inicia à zero hora deste domingo 16 e termina à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012, totalizando 133 dias de duração.

Segundo o artigo primeiro do decreto 6.558 fica instituído o horário de verão de todos os anos, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.

E no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte.

Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso que o horário de verão de 2011 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

A medida abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde os relógios serão adiantados em uma hora.

As regiões Norte e Nordeste ficam fora, uma vez que os benefícios são praticamente nulos, pelo fato de a proximidade com a Linha do Equador fazer com que a duração dos dias naqueles locais não apresente alterações significativas ao longo do ano.

A medida vigora em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.



Photobucket


Curiosidades

O que é o Horário de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário normal.

Qual a vantagem do Horário de Verão?

Redução do consumo de luz artificial, consequentemente do consumo de energia elétrica, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, lucramos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails