POSTAGENS RECENTES

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 OUTUBRO - DIA DO MAR



Photobucket


Hoje se comemora o dia do Mar!

Uma homenagem poética, relembrando Sophia,
em seu MAR SONORO

Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

© Sophia de Mello Breyner Andresen


Photobucket


Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto no dia 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa no dia 2 de Julho de 2004. Foi na cidade do Porto e na Praia da Granja que passou a sua infância e juventude. Frequentou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, mas não chegou a terminar o curso. Foi casada com o jornalista Francisco Sousa Tavares e mãe de cinco filhos, que a motivaram a escrever contos infantis. Motivos concretos e símbolos excepcionais para cantar o amor e o trágico da vida foi-os buscar ao mar e aos pinhais que contemplou na Praia da Granja; com a sua formação helenística, encontrou evocações do passado para sugerir transformações do futuro; pela sua constante atenção aos problemas do homem e do mundo, criou uma literatura de empenhamento social e político, de compromisso com o seu tempo e de denúncia da injustiça e da opressão. Foi agraciada com o Prémio Camões em 1999.


Obras poéticas: Poesia (1944), Dia do Mar (1947), Coral, (1950), No Tempo Dividido, (1954), Mar Novo (1958), Livro Sexto (1962) Geografia (1967), Dual (1972), Nome das Coisas (1977), Musa (1994).

Obras narrativas: O Cavaleiro da Dinamarca, Contos Exemplares, Histórias da Terra e do Mar, A Floresta, A Menina do Mar, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana.









Um comentário:

  1. Oi, Minha Linda.

    Três celebrações-todas elas extraordinárias- 1.as Crianças que têm de ser bem tratadas, para chegarem a ser adultos criativos e responsáveis. Fiquei feliz por ter associado o meu vídeo de poesia-bela inocência-que criei pensando no que elas têm de sublime e inocente;
    2.A efeméride da Padroeira Santa do Brasil...Que ela abençoes com suas graças todas as crianças do Mundo-e naturalmente todo o povo brasileiro.
    3. O dia do Mar que tantos significados tem com a presentação do frontespício do Livro Da Sophia de Mello Breyner Andresen...Em suma, uma excelente postagem que gostei muito de partilhar. Obrigado.Miminhos e sorrisos pra vc.

    Véu de Maya

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails