POSTAGENS RECENTES

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS



Photobucket


A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerida na década de 1920, por um político carioca, o deputado federal Galdino do Valle Filho, de quem se sabe muito pouco hoje, exceto que dá nome a uma escola em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.



Photobucket


A data ficou 40 anos perdida no meio do calendário, passando a ser comemorada mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

Com anúncios em jornais e na televisão, a empresa lembrava que a melhor maneira de homenageá-los era dar o que meninos e meninas mais gostam: brinquedos.


Photobucket


A ideia das duas empresas deu tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Para o comércio, a data só perde em importância para o Natal. Mas, naturalmente, as crianças têm direito a muito mais do que isso. Em 1959, o Brasil assinou na ONU a declaração de direito delas: educação, alimentação, saúde, família e, claro, recreação. Mas nada disso faz sentido se não for obedecido outro artigo dessa declaração: “Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão.”



Photobucket




Saiba mais...

Dia das Crianças no Mundo






Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano.
Na Índia, é em 15 de novembro.
Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho.
Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.


Dia Universal da Criança

A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.


Declaração dos Direitos das Crianças:

1º - Toda criança, sem exceção, sem distinção ou discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua família, terão os direitos abaixo assegurados;

2º - A criança gozará proteção especial e deverá ser feito tudo o que for possível para que seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social seja atingido de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade;

3º- Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade;

4º - Toda criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, com acesso a alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas;

5º- À criança incapacitada física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais a que necessita;

6º- Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão;

7º - A criança terá direito a receber educação, que será gratuita pelo menos no grau primário. E também a oportunidade de brincar e divertir-se;

8º - A criança estará sempre entre os primeiros a receber proteção e socorro;

9º - A criança não pode trabalhar antes de completar 16 anos e não pode ser explorada;

10º- A criança tem proteção total contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza.


Sabe de alguma criança que sofre violência?
Não tenha medo: DENUNCIE!
Disque 100!




Uma homenagem a todas as crianças,
um poema do poeta português Véu de Maya:

Bela Inocência





Photobucket



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails