POSTAGENS RECENTES

terça-feira, 4 de outubro de 2011

04 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS



Photobucket


04 de outubro é o Dia dos Animais, a mesma data em que se festeja o Dia de São Francisco de Assis. E não é coincidência, pois este santo é o protetor dos animais.

Em muitos momentos da vida de São Francisco, foram ressaltados o respeito ao meio ambiente. Por isso a Igreja Católica o elegeu Padroeiro da Ecologia, inserindo no calendário, a data de 4 de outubro, como o Dia dos Animais. Contudo, ainda podemos testemunhar crueldades contra os bichos e a tendência do homem de considerá-los seres inferiores, cujo único propósito na existência ser apenas servi-lo, continuando com a teoria antropocentrista, relutando em abandonar os benefícios que emergem do uso de animais para o consumo, pesquisa, divertimento e trabalho forçado.

O que cada um de nós pode fazer para ajudar a protegê-los:


- nas cidades : cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando eles se reproduzirem se não temos condições de cuidar dos filhotes, e explicando para todos que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não se viram sozinhos e correm muitos perigos.
- nas florestas : não retirando os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combatendo a poluição e o desmatamento, as queimadas.
- respeitando os animais não-domesticados que convivem conosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.
- pesquisando mais sobre os animais e suas necessidades,
-usando a criatividade e a imaginação. Procure saber se em sua cidade existem ONG'S protetoras de animais, converse com as pessoas envolvidas, conheça mais sobre o trabalho que desenvolvem.



Photobucket


É preciso ter a consciência que o dia dos animais não é pra ser comemorado em um único dia. Todo dia é dia de celebrar a vida desses que fazem da natureza um ambiente mais bonito.



Photobucket


Quanto aos animais de estimação nem se fala, trate com carinho e dê amor ao seu amigo de todas as horas. Tá querendo um animalzinho pra cuidar? Antes de comprar, passe em um abrigo ou associação de animais e, caso se interesse por algum, adote-o! Cuide bem dos bichos, proteja-os sempre!




Photobucket


Quer brincar comigo?


2 comentários:

  1. que linda postagem. E os animais são, por x tão mal tratados. A felicito pela partilha.

    Miminhos, muitos, pra vc, minha linda!

    Luigi

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meu querido
    Muitos pra vc também!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails