POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23 SETEMBRO - INÍCIO DA PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL



Photobucket


A primavera começa nesta sexta-feira (23), a partir das 6h04 (horário de Brasília) e, com ela, tem início a chamada “temporada de chuvas” em praticamente todo o país, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).



Photobucket



No período, a tendência é que ocorram pancadas de chuva no final da tarde ou à noite, devido ao aumento do calor e da umidade.

De acordo com o órgão, a estação deve ser marcada pelo retorno do fenômeno climático La Niña, o que colabora para deixar os últimos dias de setembro e os meses de outubro e novembro mais molhados.

No período, é comum ocorrerem temporais acompanhados de rajadas de vento forte, raios e queda de granizo, principalmente nos Estados do Norte. No Nordeste, deve chover dentro da média para o período mas, no Sul, a previsão é que chova um pouco abaixo do esperado.

Na “estação das flores”, as temperaturas começam a subir em todas as regiões e, com isso, os termômetros devem oscilar entre as faixas dos 20ºC e 30ºC.

No centro-sul do Brasil, porém, as temperaturas ainda podem cair acentuadamente de vez em quando, devido ao avanço de massas de ar frio intensas. Já nas regiões Norte e Nordeste, há pouca variação de temperatura ao longo do ano.

A primavera no Hemisfério Sul vai até as 2h30 dia 22 de dezembro deste ano, quando começa o verão.



Photobucket





Photobucket




Veja também Primavera aqui Outono lá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails