POSTAGENS RECENTES

sábado, 23 de abril de 2011

23 ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR



Photobucket



Um pouco da história

O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Em outra informação consta que esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.
Partilhar livros e flores, na primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

Photobucket

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, porque a Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Comemoração pela UNESCO



Photobucket


O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A primeira cidade a ser eleita pela UNESCO foi Madrid, em 2001.

Photobucket

A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas por todo o mundo.

Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Buenos Aires , que lhe valeu a nomeação de Capital Mundial do Livro 2011. É a primeira cidade da América Latina a receber essa nomeação, e, a partir de hoje, ao longo de um período de 12 meses, Buenos Aires será palco de manifestações, seminários, festivais, que celebrarão o mundo dos livros e da leitura.

Buenos Aires foi selecionada a partir de uma lista de sete cidades candidatas, das quais constavam Havana (Cuba), Sharjah (Emirados Árabes Unidos), Teerão (Irão), Caracas (Venezuela) e ainda Lagos (Nigéria) e Porto Novo (Benin). A presença destas duas cidades africanas foi destacada pelo comité de seleção, que desejou que «a literatura e a política editorial sejam reforçadas nessas regiões», de acordo com o jornal brasileiro Estadão.

Formado por representantes das três principais associações de profissionais do mundo do livro, o comitê de seleção da UNESCO destacou a «qualidade e variedade» do programa proposto pela cidade vencedora, assim como «a estratégia apresentada», que valeram a Buenos Aires o título de 11ª Capital Mundial do Livro.


Ateneo - uma das livrarias de Buenos Aires, funciona em um antigo teatro, inaugurado em 1919, na esquina das avenidas Callao e Santa Fé.


Photobucket




Direito do autor

Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º.) O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do patrimônio e dos valores culturais.



Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails