POSTAGENS RECENTES

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL



Photobucket

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil


Quem não se recorda dos belos e fantásticos livros que folheou na infância e das histórias maravilhosas que conheceu?
Pois bem, este dia é um brinde à nossa imaginação, e um parabéns acalorado ao também aniversariante do dia: Monteiro Lobato. Portanto, comemoremos o livro infantil e
enxerguemos nele um instrumento prazeroso
para desenvolvimento humano e transformação social.

Photobucket

O dia 18 de abril foi escolhido em homenagem à data de nascimento de José Bento Monteiro Lobato, a quem é atribuída a honra e o mérito de criar a literatura infantil no Brasil. Além de grande escritor, Monteiro Lobato era advogado e promotor público. Ao deixar esses cargos, tornou-se fazendeiro; na fazenda, inspirou-se para criar suas histórias.

Photobucket

Em 1918, ele publicou seu livro Urupês e depois Cidades mortas, destacando o interior brasileiro. No mesmo ano, fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia. Alcançou grande sucesso literário ao criar termos regionalistas que até hoje são conhecidos. Um deles é o Jeca Tatu, termo criado para designar o roceiro indolente e apático.

Photobucket

Em seguida, Lobato começou a desenvolver sua obra voltada ao público infantil. Ao contrário dos clássicos estrangeiros, não recriou contos de outros escritores. Ele criou suas próprias histórias e construiu um universo caracterizado por um cenário natural - enriquecido pelo folclore brasileiro - em que os problemas do Brasil eram, pela primeira vez, levados para as crianças. Desenvolveu personagens fixos, como: Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Tio Barnabé e Rabicó.

Seus Livros são conhecidos e admirados até hoje:


* 1921 - O Saci
* 1922 - Fábulas
* 1927 - As aventuras de Hans Staden
* 1930 - Peter Pan
* 1931 - Reinações de Narizinho
* 1932 - Viagem ao céu
* 1933 - História do mundo para as crianças
* 1933 - Caçadas de Pedrinho
* 1934 - Emília no país da gramática
* 1935 - Aritmética da Emília
* 1935 - Geografia de Dona Benta
* 1935 - História das invenções
* 1936 - Dom Quixote das crianças
* 1936 - Memórias da Emília
* 1937 - O poço do Visconde
* 1937 - Serões de Dona Benta
* 1937 - Histórias de Tia Nastácia
* 1939 - O Picapau Amarelo
* 1939 - O Minotauro
* 1941 - A reforma da natureza
* 1942 - A chave do tamanho
* 1944 - Os doze trabalhos de Hércules
* 1947 - Histórias diversas

Em 2007, a Editora Globo relançou a obra de Monteiro Lobato.








Clique para ampliar



Personagens

Principais

* Emília - Boneca de pano falante, irreverente e divertida.
* Visconde de Sabugosa - Sábio boneco de sabugo de milho.
* Pedrinho e Narizinho - As crianças que protagonizam as histórias.
* Dona Benta Encerrabodes de Oliveira - Avó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau amarelo.
* Tia Nastácia - Cozinheira do Sítio.
* Tio Barnabé - Um homem da roça, foi ele que ensinou Pedrinho a caçar Sacis.
* Marquês de Rabicó - O porquinho guloso que só pensa em comida.
* Conselheiro - O sábio burro falante que, como o próprio nome já diz, dá sempre bons conselhos.
* Quindim - Um doce rinoceronte.
* Cuca - Uma bruxa que vive infernizando os protagonistas do Sítio.
* Saci - O famoso personagem do folclore brasileiro, que acaba se tornando amigo de Pedrinho.

Personagens que só aparecem ou são citados em um ou mais livros


* Príncipe Escamado - Príncipe Escamado, é o peixe rei do Reino das Águas Claras, casado com Narizinho, aparecendo mais em Reinações de Narizinho.
* Cléo - Menina locutora de rádio que visita o sítio em As Caçadas de Pedrinho.
* Zé da Luz - Garoto briguento citado por Pedrinho em História do Mundo para as Crianças
* Detetive X B2 - Detetive vindo do Rio de Janeiro para o sítio quando souberam que o rinoceronte fugido do circo estava por lá em As Caçadas de Pedrinho.
* Fritz Müller - Alemão dono do circo de Quindim em As Caçadas de Pedrinho.
* Flor das Alturas - Anjinho de asa quebrada que Emília encontrou no cometa Halley em Viagem ao Céu, e voltou para o céu em Memórias da Emília
* Rã - Rãzinha da Silva, amiga de Emília do Rio de Janeiro que vem ao sítio para ajudar Emília na reforma da natureza.
* Mr. Kalamazoo - Perfurador vindo dos Estados Unidos para perfurar o poço de petróleo no sítio em O Poço do Visconde.
* Mr. Champignon - Químico-geólogo descrito como "parecido com Clark Gable", que vem ao sítio para ajudar a abrir o poço de petróleo em O poço do Visconde.

Leia mais AQUI e AQUI

O blog Portal Escola é um dos indicados como referência pelo Datas a Comemorar. Blog nota 10!


Photobucket


A literatura infantil brasileira conta com boas obras que divertem os pequenos e são fundamentais no aprendizado da língua portuguesa e de valores de cidadania e educação.

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado hoje, 18 de abril, citamos alguns dos nossos autores mais importantes neste segmento:


Ana Maria Machado



Foi uma das fundadoras da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes, em 1980, e é membro da Academia Brasileira de Letras. Entre suas publicações está “Palavras, Palavrinhas, Palavrões”, sobre uma menina que gostava de colecionar e repetir palavras, até mesmo os palavrões, e não entendia porque certas palavras eram proibidas e outras não.

Ruth Rocha



Integrante da Academia Paulista de Letras, supera os 100 títulos publicados em mais de 25 idiomas. Sua obra mais conhecida é “Marcelo, Martelo, Marmelo”, que vendeu mais de um milhão de exemplares. Em “Palavras, Muitas Palavras”, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças com graça e muita rima.

Elisa Lucinda


A poetisa tem como projeto de vida usar os versos na formação das crianças e ensinar os professores de escola pública a trabalhá-los em sala de aula. Alguns de seus livros são “A Menina Transparente” e “Lili, a rainha das escolhas”.

Tatiana Belinky




Russa, mas radicada no Brasil há mais de 80 anos, é uma das principais escritoras infantis contemporâneas. Integra a Academia Paulista de Letras e fez a primeira adaptação do Sítio do Picapau Amarelo para a TV. Alguns dos seus livros são “Saladinha de Queixas” e “O Caso do Bolinho”.

Ziraldo


“Meu sonho é tornar o Brasil um país de leitores. Ler é um prazer e não sacrifício. Espero, nessa altura da vida, e através deste projeto, ajudar a criança brasileira a não crescer analfabeta”. Este é o pensamento do O cartunista Ziraldo, criador da Turma do Pererê e do Menino Maluquinho, entre outras obras. Desde agosto de 2009 ele mantém na TV Brasil o programa "ABZ do Ziraldo". A proposta é incentivar nas crianças e jovens a leitura, através da apresentação de livros, autores e contadores de estórias.


Anne Liere


Escritora, poetisa, professora e amiga blogueira. Autora do livro Lenita, a menina voadora, encanta a todos com seus textos, poemas em seu blog, Menina Voadora. É autora também do livro Mar de Paixões. Conheça seus 
blogs.







Parabéns a todos escritores, poetas, que levam gerações a voar nas asas da borboleta e pousar em regiões mágicas, através das letras!

2 comentários:

  1. Este seu trabalho,mana do coração,é muito importante!
    Através dele dá-nos a conhecer pessoas e acontecimentos importantes!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,menina!Vc me colocou aqui tb!Agora fiquei até envergonhada!...rsss...obrigada por esse carinho e honrosa homenagem!Levei até um susto!...rss...Ficou simplesmente completa sua biografia de Monteiro Lobato,que todos adoramos!Os livros que indicou são mesmo autores referencia da literatura infantil brasileira!Lia muito em sala de aula e pra minha filha!Mais uma vez,muito obrigada!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails