POSTAGENS RECENTES

sexta-feira, 11 de março de 2011

10 MARÇO - DIA DO TELEFONE





10 Março - Dia do Telefone

O telefone é um “aparelho que
transmite sinais para a comunicação
instantânea e à distância.
Inicialmente sua função era apenas
a transmissão de conversas entre dois interlocutores”.



O aparelho foi inventado pelo escocês Alexandre Graham Bell (1847-1922), professor de fisiologia vocal da Universidade de Boston.
A intenção do inventor era de criar um aparelho que pudesse aprimorar a comunicação entre os deficientes auditivos, melhorando também sua qualidade de vida.

Durante a produção, ao experimentar a fabricação de um telégrafo mais avançado, identificou que as vibrações do som se modificavam para ondas eletromagnéticas que poderiam ser transmitidas através de um fio.

No dia 02 de junho de 1875 concluiu suas pesquisas, na certeza de que o aparelho funcionaria quando, acidentalmente, derramou um ácido em sua roupa e solicitou um pedido de ajuda a um assistente, que recebeu a mensagem.

O aparelho foi patenteado em 10 de março de 1876, após a transmissão oficial da primeira mensagem, fazendo surgir a história das telecomunicações por todo o mundo. A escolha do dia do telefone foi em razão da data da patente da invenção.

Na época, D. Pedro II era o imperador do Brasil. Em uma visita aos Estados Unidos, no ano de 1876, se encantou com o aparelho, adquirindo e trazendo algumas unidades para o país. Mas esses só foram instalados dois anos mais tarde, após a criação da primeira companhia telefônica do Brasil.

O primeiro catálogo telefônico do Brasil foi o da cidade de São Paulo, publicado em 1884, com apenas vinte e dois assinantes, como: hospitais, hotéis, sendo que os números eram compostos por apenas dois algarismos, sendo necessário contar com o apoio dos serviços de telefonistas.

As últimas invenções da telefonia foram os aparelhos celulares. Criados em 1973, em Nova Iorque, pelo engenheiro Martin Cooper, ficando conhecido como o pai do celular.

A invenção só foi possível porque as áreas a serem cobertas com a transmissão foram divididas em células – dando origem ao nome do aparelho. O sucesso do produto foi rápido e a partir de 1990 os aparelhos celulares chegaram ao Brasil, sendo a forma de comunicação mais popular da atualidade.

Hoje em dia, os modelos se tornaram mais práticos e versáteis, além da redução do tamanho do aparelho. Os aparelhos estão cheios de outras funções, além da comunicação, como: fotografar, filmar, armazenar dados, armazenar músicas, transmitir canais de televisão, acessar a internet, dentre outras, facilitando bastante a vida das pessoas.





Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails