POSTAGENS RECENTES

terça-feira, 1 de março de 2011

01 MARÇO - DIA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, RJ



Photobucket
01 Março, Aniversário do Rio de Janeiro




Os próprios cariocas se confundem quando são perguntados a respeito da data de aniversário da cidade do Rio de Janeiro: 1 de março ou 20 de janeiro?

A explicação é simples. A cidade foi fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá que lhe deu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal - D. Sebastião - e escolheu o santo do mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro, feriado municipal. Portanto, a Cidade Maravilhosa completa hoje 446 anos!


São Sebastião, protetor contra a peste, fome e guerra tem tido muito trabalho na cidade que consagra. Nessas últimas décadas o Rio se viu dominado pelo narcotráfico, milícias e crescimento desordenado das favelas, dentre outros problemas tão comuns nas grandes cidades.


Leia AQUI 20 JANEIRO - DIA DE SÃO SEBASTIÃO.



Com as ações efetivas recentemente, os cariocas esperam que a cidade volte a ter o respeito que merece, já que é uma das mais acolhedoras e belas cidades do mundo, tanto que é conhecida como Cidade Maravilhosa.


Photobucket




E assim a cidade do Rio De Janeiro foi fundada por Estácio de Sá:

A região que ocupa atualmente a cidade do Rio de Janeiro, foi descoberta no dia 1 º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro.

Contudo, foram os franceses os que primeiro se estabelecerem na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro do pau-brasil e madeiras nobres. Em resposta a ameaça da presença portuguesa, os colonos franceses vieram para habitar e explorar o lugar, em 1555. Depois de anos de luta os franceses foram expulsos.

Como resposta às intenções francesas, no dia 1 º de março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A expulsão definitiva dos franceses ocorreu em 1567. Estácio de Sá, morreu em 20 de fevereiro de 1567, um mês depois de expulsar os franceses, em conseqüência de uma infecção causada no rosto por uma flecha envenenada, que o feriu durante os combates.

Devido a posição estratégica da cidade na Baía de Guanabara, desenvolveu-se ali uma zona Portuária e Comercial, desta forma, a população também aumentou. Em 1660, a população da cidade contava com 6.000 índios, 750 portugueses e 100 negros.

Ocupando posição estratégica no litoral sul da colônia, na Baía de Guanabara, a povoação cresce como região portuária e comercial. No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração, o Porto do Rio de Janeiro torna-se o principal centro exportador e importador para as vilas de Minas Gerais, por onde saem ouro e diamantes e entram escravos e manufaturados, entre outros produtos. Em 1763 a cidade transforma-se na sede do Governo Geral, em substituição a Salvador.

Em 1808, com a chegada da família real, o Rio torna-se a sede do governo português. Após a independência, a cidade continua como capital, enquanto a província enriquece com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba. Para separar a província e a capital do Império, a cidade converte-se, em 1834, em município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital Niterói.

Como centro político do país, o Rio concentra a vida político-partidária do Império e os movimentos abolicionista e republicano. Durante a República Velha, com a decadência de suas áreas cafeeiras, o estado perde a força política para São Paulo e Minas Gerais.

No final do século XVIII, a cidade foi abalada por uma crise econômica, as minas já não produziam tanto e havia outros países sul-americanos que competiam com o Brasil na produção de cana-de-açúcar. Contudo, o cultivo do café, a chegada da família real, em 1808, e o conseqüente translado do governo português para a colônia deram um novo alento à economia da cidade. Nesta época, uma realeza construiu igrejas e palácios que até hoje fazem parte do centro histórico da cidade. Na segunda metade, do século XIX instalação de vias férreas trouxe um novo impulso à produção agrícola e de café, começavam uma aparecer um Primeiras Indústrias.

A cidade do Rio de Janeiro, conheceu seu maior esplendor entre 1920 e 1950, quando pessoas do mundo inteiro vinham atraídas pela sua imagem romântica, seus cassinos e suas belezas naturais. Em 1960, deixou de ser capital do país.

Situada em um meio uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa criado por Coelho Neto, escritor escritor, jornalista, professor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, criou este sinônimo para o Rio de Janeiro em 1908, nas páginas do jornal “A Notícia”.

Em 1934, o compositor baiano André Filho lança, para o carnaval uma das músicas brasileiras mais famosas de todos os tempos, que foi transformada em Hino do Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa (cheia de encantos mil Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil).


Photobucket



Curiosidades:

1 – A população do Rio de Janeiro, nascida na capital, é chamada de Carioca que significa Casa de Branco.



Photobucket


2 – A origem do nome favela vem da Guerra de Canudos. No povoado de Canudos, foi construído perto de um morro chamado Favela, que era o nome de uma planta da região.

3 – O bairro de Santa Tereza nasceu nos arredores de um convento no Morro do Desterro, no século XVIII, sendo que os bondinhos que circulam pelo bairro são os únicos ainda em atividade no Brasil.

4 – O Cristo Redentor foi inaugurado no dia de Nossa Senhra Aparecida, 12 de Outubro de 1931.

5 – O Viaduto Engenheiro Oscar Brito, na Avenida Brasil – principal via de acesso à cidade, é conhecido como Viaduto dos Cabritos. Afinal, Oscar Brito sendo proferido de forma ligeira, chega-se a Cabritos. Deu para entender?

6 – O Quinto Alqueire virou Valqueire (bairro do Rio). É que Quinto, na grafia romana, é V. Ou seja, V mais Alqueire se tornou Valqueire". Outro exemplo de adaptação linguística. V Alqueire – Valqueire.

7 – O bairro da Piedade, no suburbio do Rio de Janeiro, antes se chamava Parada de Gambá. Mas o moradores não gostavam desse nome e eles escreveram uma petição para o prefeito do Distrito Federal para "por piedade mudar o nome da Parada de "Gambá". Achando muita graça sobre os argumentos dos moradores que ao saltar do trem sempre ouviam toda uma variedade de deboches dos passageiros que seguiam viagem, deu o seguinte despacho direto para sua assessoria: "Cumpra-se conforme o solicitado". O burocrata expediu a ordem direta – “Troquem o nome da parada de trem por PIEDADE". Assim foi feito e o bairro ganhou seu atual nome, Piedade.

8 – Não é feriado na data de fundação da cidade, mas é feriado no dia 20 de janeiro – feriado do padroeiro da cidade – São Sebastião.

9 – Tiradentes, o martir da inconfidência, não foi enforcado onde hoje é a Praça Tiradentes. Possivelmente seu enforcamento se deu no entrocamento da Senhor dos Passos com Avenida Passos.

10 – No bairro do Castelo, no centro da cidade, onde hoje ficam o forúm, a Alerj, havia o morro do castelo que foi “destruido” nos anos 30 durante a grande urbanização da cidade feita pelo Prefeito Pereira Passos. A sua terra foi utilizada na construção do Aterro do Flamengo. Mas ao lado da Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso que fica ao lado da Santa Casa de Misericórdia, ainda há uma pequena ladeira que dava acesso ao Morro do Castelo.

11 – O início da construção da ponte Rio-Niteroi foi em 1969 e inaugurada em 1974. Mas simbolicamente iniciou-se em 1968 durante a visita da Rainha Elizabeth II ao Rio de Janeiro. Oficialmente morrerram 5 operários durante a construção, mas dizem que foram muito mais.


Photobucket


É isso…Um pouquinho da história dessa cidade encantadora,
chamada Rio de Janeiro.







Leia mais nesses sites, atualizados:

Prefeitura do Rio de Janeiro
Alma Carioca
Jornal Brasil Rio
Notícias R7
Notícias R7-446anos
O Dia
Site Velhos Amigos










Um comentário:

  1. Linda Eterna Apaixonada

    Como admirador dessa cidade maravilhosa, só posso lhe agradecer a ótima postagem.
    Já li algumas vezes, fui aos sites e gostei muito.
    Que tenha uma doce noite, tranquila e merecida.
    E que a semana passe suave.
    Beijão
    Danilo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails