POSTAGENS RECENTES

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

15 FEVEREIRO - CERIMÔNIA DE NIRVANA, COMEMORANDO A MORTE DE BUDA



Photobucket

15 de Fevereiro - Dia de Nirvana do Buda

Embora Shakyamuni tenha alcançado a libertação sob a árvore de Bodhi muito antes de sua morte,

este é o dia em que entrou no pleno Nirvana,

deixando para trás a forma terrena,

depois de 45 anos de pregação,

tranquilidade perfeita, na idade de 80 anos, em Kushinagara.




Esse é o dia em que Shakyamuni Buda faleceu, perto da cidade de Kushinagara às margens do rio Hiranyavati. Uma grande pintura (em forma de pergaminho) mostrando Buda entrando Parinirvana é pendurada no templo, e uma cerimônia expressando gratidão a Buda é realizada.
Diz-se que no momento de sua morte Buda estava dormindo em uma cama preparada entre duas árvores Sala. Sua cabeça para o norte, seu rosto para o oeste e sua mão direita fazendo as vezes de travesseiro. Naquele momento, flores brancas desabrocharam nas árvores Sala e caíram sem cessar.
Muitos de seus discípulos, o rei e sua família, homens e mulheres de todas as idades, e mesmo pássaros e animais estavam reunidos, suspirando de tristeza. Buda fez seu último discurso, expondo a verdade fundamental – mesmo que o corpo físico morra, o Darma é eterno, para que seja possível ver a Buda, é preciso ver o Darma. Dessa forma, ele ensinou a seus discípulos sobre os preceitos e sobre como eles deveriam manter a prática do Caminho de Buda. Esse sermão chama-se Yuikyogyo, o Último Ensinamento de Shakyamuni Buda.
O termo "Buda" é um título que significa "aquele que sabe", ou "aquele que despertou", e se aplica a alguém que atingiu um nível superior de entendimento e a plenitude da condição humana. Foi aplicado, e ainda o é, a várias pessoas excepcionais que atingiram tal grau de elevação moral e espiritual, que se transformaram em mestres de sabedoria no oriente, onde, em muitos países, se seguem os preceitos budistas. Porém, o mais importante dos budas, e também o real fundador do budismo foi Siddartha Gautama.


Algumas afirmações de Buda

“ O que somos é consequência do que pensamos. ”
“ Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias. ”
“ Qual é o caminho da salvação? É a retidão; é a meditação; é a sabedoria.”
“O verdadeiro sábio não é guiado por outrem, não se apega a nenhuma opinião sobre as diferentes doutrinas; ele está além de qualquer disputa.”

Bolinhos (Dango) para o Nehan

Em relação à Cerimônia de Nirvana, há alguns distritos no Japão em que, desde há muito tempo, faz-se os Dangos, bolinhos de arroz, tanto nos templos, quanto nas casas das pessoas. Esses dango, chamados “bolinhos de flor”, são primeiramente oferecidos a Shakyamuni Buda e depois distribuídos para as pessoas que participam da cerimônia.
Diz-se geralmente que as pessoas que comem esses bolinhos não sofrerão doenças ou desastres e essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas vão ao templo no dia dessa cerimônia.



Photobucket



2 comentários:

  1. Boa tarde minha querida.
    Embora a fazer uma pausa estou atenta...
    Muito interessante a postagem.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Ótima celebração aos Budistas!Belo dia a todos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails