POSTAGENS RECENTES

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

02 FEVEREIRO - DIA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES - DIA DE IEMANJÁ




Photobucket
Existe um sincretismo entre
a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e
a orixá da Mitologia Africana Iemanjá.



Em alguns momentos, inclusive, festas em homenagem às duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá, tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que lhes é dedicado, com uma grande procissão fluvial.


Photobucket

Uma das maiores festas ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, devido ao sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes. No mesmo estado, em Pelotas a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai até o Porto de Pelotas.


Photobucket


Antes do encerramento da festividade católica acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Pelotas. As embarcações param e são recepcionadas por umbandistas que carregam a imagem de Iemanjá, proporcionando um encontro ecumênico assistido da orla por várias pessoas.


Photobucket


A tradicional Festa de Iemanjá na cidade de Salvador, capital da Bahia, tem lugar na praia do Rio Vermelho todo dia 2 de Fevereiro. Na mesma data, Iemanjá também é cultuada em diversas outras praias brasileiras, onde lhe são ofertadas velas e flores, lançadas ao mar em pequenos barcos artesanais.

Photobucket

A festa católica acontece na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, enquanto os terreiros de Candomblé e Umbanda fazem divisões cercadas com cordas, fitas e flores nas praias, delimitando espaço para as casas de santo que realizarão seus trabalhos na areia.


Photobucket

Clique para ampliar


"Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta"

© Jorge Amado



Photobucket


No Brasil, Iemanjá na versão de
Pierre Verger, representa a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes, que adora cuidar de crianças e animais domésticos.



Photobucket

3 comentários:

  1. Linda postagem, Helô querida!! Um grande beijo no seu coração, boa tarde, boa semana :)

    ResponderExcluir
  2. Ontem entrei apenas,mas hoje ñ posso deixar em
    branco...
    Como tenho carinho por Iemanjá!
    Desde mt cedo li e me encantei.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  3. Um blog que gosto muito de pesquisar.
    Criativo, tem leveza, boas indicações de links e ótimas imagens.
    Continue sempre!
    Beijão
    Danilo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails