POSTAGENS RECENTES

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

31 JANEIRO - DIA DO MÁGICO





Photobucket


No dia 31 de janeiro é comemorado o
Dia do Mágico,

este artista que faz muito mais do que
tirar coelhos da cartola

ou fazer desaparecer um lenço.



A magia sempre esteve presente na história da humanidade. O homem pré-histórico desenhava animais nas cavernas, como se assim os pudesse materializar. A isso os pesquisadores chamam de realismo mágico.

A data é em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que, segundo a tradição, era também um mágico. Quando era jovem, o religioso ajudava nas despesas da família trabalhando como acrobata, malabarista e mágico. Após as apresentações, ele repetia a homilia que havia escutado na igreja pela manhã e convidava os presentes a rezar o terço.
Dom Bosco morreu em 31 de janeiro de 1888 na cidade de Turim, na Itália, e foi canonizado em 1934 pelo papa Pio XI.

A mágica é o segundo maior hobby do mundo; só perde para a filatelia. No entanto, é mais do que um hobby, é uma profissão.

A definição de "mágico" pode ser: "aquele que pratica a magia", mas entende-se por magia "a tentativa de controlar a natureza por meio de feitiços e encantamentos"; assim, a palavra "mágico" não se encaixa muito bem nessa profissão. Na verdade, o mágico é um ator. Ele não faz feitiços nem encantamentos, ele usa de artifícios e engana os olhos das pessoas, para que seus truques pareçam, de fato, uma magia, embora sejam uma ilusão.

Ao longo do tempo, o conceito de magia foi evoluindo. A arte de iludir, que já foi chamada de escapismo, é usada hoje, basicamente, como entretenimento. Ela cria ilusões que surpreendem, sobretudo porque o mágico faz algo que escapa à lógica comum, como se tivesse poderes sobrenaturais.

Quem popularizou esta arte foi Harry Houdini , o mais famoso mágico de todos os tempos. No início do século XX passou a viajar pelo mundo apresentando seus truques para plateias cada vez maiores.



No final do século, foi a vez dos mágicos da televisão. David Copperfield inaugurou a era do ilusionismo televiso exibindo truques em programas de auditório e trazendo novo fôlego à arte mágica. Posteriormente, surgiriam mágicos performáticos como David Blane, ou polêmicos como Mister M, que causou polêmica ao revelar o segredo de vários truques famosos.

É preciso muito treinamento para que os truques do mágico convençam os espectadores, por isso ele precisa ter muita habilidade com as mãos e praticar durante meses, para que a apresentação seja perfeita e manter viva a criança que existe dentro de cada um de seus espectadores, pois sabem que essa é a verdadeira magia.


Os mágicos profissionais enfrentam um grave problema: sua profissão não é regulamentada. Por isso, eles precisam lutar para conseguir trabalho, respeito e direitos.





Um comentário:

  1. Acesse nossa loja especializada em Vendas de Mágicas.

    http://www.palaciodasmagicas.com.br/
    ou
    http://www.palaciodasmagicasatacado.com/

    Um abraço Galera
    Goularth

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails