POSTAGENS RECENTES

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

25 JANEIRO - DIA NACIONAL DA BOSSA NOVA




Photobucket

Nesta terça-feira, 25 de janeiro,
dia do nascimento do compositor Antonio Carlos Brasileiro Jobim,
é comemorado o dia nacional da Bossa Nova.


Ritmo musical e movimento cultural, cuja expressão maior é o compositor baiano João Gilberto,

com sua batida sincopada e acordes dissonantes, a Bossa Nova, é a mais nova expressão da cultura brasileira a ser homenageada com a decretação de uma data comemorativa.
A lei estabelecendo a criação do Dia Nacional da Bossa Nova foi sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União, em dia 17 de abril de 2009.

A data passa a ser comemorada em todo o país em 25 de janeiro, dia do nascimento de um dos grandes expoentes do gênero musical, genuinamente brasileiro, Tom Jobim.

Photobucket

O projeto de lei de autoria do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que propôs mais esta homenagem à Cultura nacional, recebeu parecer técnico favorável da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
No parecer, a equipe do MinC reconhece o valor histórico e a contribuição deste gênero musical na composição da identidade nacional. Considera que a nova data comemorativa contribuirá para o propósito institucional de reconhecimento, promoção e proteção da Cultura brasileira, além de render justa homenagem a um grande ícone da música popular do país.

A Bossa Nova nasceu no Brasil, no final da década de 50, como uma nova forma de tocar e cantar o samba, de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiro mais conhecido em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. Um embrião do movimento foram as reuniões de músicos de classe média, na zona sul carioca, principalmente no apartamento da cantora Nara Leão. Nestes encontros, o grupo de amigos reunia-se para ouvir e fazer músicas. Entre os participantes estavam Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Boscoli, entre outros.


Um link ótimo sobre a Bossa Nova:
Eepam - Bossa Nova







Google homenageia Tom Jobim com doodle especial

Photobucket



Um comentário:

  1. Mais um excelente texto, Helô.
    E "fala" para mim, pq gosto de Bossa Nova.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails