POSTAGENS RECENTES

domingo, 9 de janeiro de 2011

09 JANEIRO - DIA DO ASTRONAUTA





Em 1961, o cosmonauta da então União Soviética, Yuri Gagarin, inaugurou uma nova fase na corrida espacial com a frase “A Terra é azul”. Era o dia 12 de abril e aquela era a primeira vez que um ser humano chegava ao espaço. Antes dele, a cadela Laika, também a bordo de uma espaçonave soviética, já havia passeado pela órbita terrestre.

A corrida espacial polarizou os conflitos da guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. A resposta americana viria anos mais tarde. Em 20 de julho de 1969 uma nave tripulada pousava em solo lunar. O astronauta Neil Armstrong emocionou o mundo ao dar os primeiros passos e dizer: "Este é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade".

A corrida espacial continuou e muitas missões tripuladas foram lançadas ao espaço. Algumas trágicas, como a despressurização da nave soviética Soyuz T-11, que matou seus 3 tripulantes em 1971, ou a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, que matou seus 7 astronautas. Ainda assim, os avanços tecnológicos e os testes científicos e, sobretudo, a vontade do homem de conhecer o inexplorado, fez com que se pensasse cada vez mais longe. A meta da NASA (Agência Espacial Americana) é conquistar o solo marciano nas próximas décadas.

Atualmente, a conquista espacial é uma objetivo que reúne várias nações. A ISS (Estação Espacial Internacional) é o resultado do esforço de 16 países, entre eles o Brasil.

Nada disso seria possível, no entanto, sem uma peça fundamental: o astronauta. São homens e mulheres com uma formação teórica e física que os fazem quase super-humanos. E o Brasil já tem um representante neste seleto grupo. É o astronauta Marcos Pontes, que em 2006 participou de sua primeira missão no espaço. Pontes integrou a tripulação que ficou na ISS para a realização de testes e reparos na estrutura da estação.


Leia sobre o Marcos Pontes:


PROFESSOR MARCOS PONTES, PRIMEIRO ASTRONAUTA BRASILEIRO

Atualizado: Fevereiro de 2010

O Comendador Marcos Pontes nasceu em Bauru, SP em 11 de março de 1963. Sua história de vida é fonte de inspiração para milhões de jovens no Brasil e no mundo. Oriundo de família humilde, começou a trabalhar aos quatorze anos como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária para ajudar no orçamento de casa. Sonhou em ser piloto.

Entrou para a Força Aérea. Serviu a Pátria de forma exemplar nas funções militares específicas da ativa, como piloto de combate, até 1998, quando foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira por concurso público aberto a todos os brasileiros.

A partir de Junho de 1998, Pontes teve que deixar de exercer as funções militares para poder servir o Brasil nas funções de Astronauta, na NASA, em Houston, Texas, no Programa da Estação Espacial Internacional.

Astronauta é uma função civil, e Marcos Pontes permanece como Astronauta da Ativa, até hoje, à disposição da Agência Espacial Brasileira, aguardando escalação para o seu segundo vôo espacial. A segunda missão pode ser definida a qualquer momento, a depender, única e exclusivamente, do desejo e da decisão do Governo Brasileiro.

Em 2005, o astronauta foi convidado a participar como tripulante da Missão Centenário, criada, definida, contratada e gerenciada pela Agência Espacial Brasileira, que é o único órgão responsável do governo brasileiro pela administração de políticas e orçamentos do setor espacial no país.

Os objetivos da Missão eram: para realizar experimentos nacionais em microgravidade, incentivar o crescimento dessa área de pesquisa no Brasil, homenagear o herói Santos Dumont e promover o Programa Espacial Brasileiro.

Em março de 2006 Marcos Pontes levou a bandeira do Brasil, pela primeira vez na história do país, em órbita da Terra.

Apesar de todo o seu sucesso pessoal e profissional, Marcos sempre tratou a todos com o mesmo carinho, respeito e dignidade.

Nas suas palavras:

"As pessoas são as coisas mais importantes nessa vida. Trate-as como algo precioso, porque é exatamente isso que elas são. Assim como o nosso lindo Planeta, todos nós somos, ao mesmo tempo, insignificantes perante a imensidão do Universo, e muito especiais, pois cada um de nós é o Universo. Todos somos iguais em essência. Nós não estamos sozinhos e isolados, quando você fere alguém, você fere a si mesmo. Quando você ajuda a alguém, você ajuda a si mesmo."

A humildade e compaixão são comportamentos característicos daqueles que já se desenvolveram a ponto de ter plena ciência do que são, da sua contribuição para o seu tempo, para a história e para a humanidade. Eles não precisam provar nada para ninguém. Eles vivem em paz com o que são.

No dia-a-dia, Pontes é um trabalhador incansável e um profissional de habilidades extremamente diversificadas

Atualmente vive e divide seu tempo profissional entre Houston e São Paulo:

* Como astronauta, Marcos Pontes continua a residir em Houston à disposição do Programa Espacial Brasileiro para tripular outras missões espaciais que o país venha a definir. Ele pode ser escalado a qualquer momento.
* Na área técnica, o Engenheiro e Pesquisador Marcos Pontes traz ao Brasil todo o seu conhecimento e experiência à disposição das instituições públicas e empresas privadas do país através de consultorias e projetos.
* Na área da Educação, Marcos Pontes compartilha seus conhecimentos como Professor, Palestrante e Escritor.
* Na área social, ele é Embaixador de duas fundações internacionais, atua intensamente pela Educação no Brasil e no Mundo. Também participa de diversas atividades pela defesa do meio ambiente.

Marcos Pontes é uma pessoa que sonhou, estudou, trabalhou, persistiu, venceu e tornou-se o primeiro astronauta profissional com nacionalidade única do hemisfério sul do planeta!

Ele usou sua humildade, inteligência, criatividade e determinação para transformar todos os obstáculos e desafios em ferramentas para aprender, ajudar milhares de pessoas, e ter sucesso em tudo que faz na vida!

Fonte: Site do Marcos Pontes









Mais dados:

Nasa: www.nasa.gov
ISS:
www.spacestation.hpg.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails