POSTAGENS RECENTES

terça-feira, 2 de novembro de 2010

02 NOVEMBRO - DIA DE FINADOS



Photobucket


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.

É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.



"Felizes os Mortos que doravante morrem no Senhor".
"Sim, diz o Espírito, descansem dos seus trabalhos,
pois as suas obras os seguem ".
(Apocalipse 14, 13)



3 comentários:

  1. Aqueles que amamos e partiram deixam uma imensa saudade. Mas sinto-os comigo,no Amor imenso que me deram : meus Pais,minhas Tias e,em determinado momento,o meu marido.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Linda postagem, Helô querida, linda homenagem aos nossos falecidos. As nossas orações por todos que nos precederam na passagem desta vida para a eternidade!! Um grande beijo para você, boa noite :)

    ResponderExcluir
  3. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso
    entre os esplendores da Luz perpétua...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails